contador de acessos

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Timidez

É complicado falar sem saber realmente da dinâmica de cada pessoa tímida, sem conhecer e sem analisar cada pessoa como ser único... Mas uma coisa eu digo: a mudança ocorre quando a pessoa: 1) Toma consciência do problema 2) Quer mudar 3) E age. Qualquer tipo de mudança é muito difícil, muito mesmo. Seja qual for. Algumas e para algumas pessoas, muito mais difíceis e, consideráveis, impossíveis. Muitas vezes, existe uma melhora quando as ações começam a existir (digamos: com a motivação vindo de fora pra dentro) e após isso, suas ações já são até inconscientes (digamos: vc faz sem perceber... quando percebe, já fez). O processo de terapia deve ser visto não como: "vou pra psicóloga pra ver se dá jeito na minha timidez", mas sim, "vou pra psicóloga pra buscar me conhecer, pois tenho alguns aspectos em mim que preciso e quero melhorar. Quero minha plenitude." Por isso é importantíssimo encontrar um bom profissional com um método de trabalho que vc se identifique... Onde mesmo quando a terapia ficar difícil (sim, pq fica e não se deve fugir) exista a segurança nessa relação terapeuta-cliente.Vários são os motivos da timidez e muito estão escondidíssimos no inconsciente, contudo, buscar a raiz não é o foco principal, mas sim, dar pequenos passos para, quem sabe, um insight aconteça e vc tome ciência do acontecimento em algum momento em sua vida (intra-uterina, infância, etc) que fez vc começar a ser tímido(a). É trabalho de formiga: devagar, com disciplina, coragem, respeito e confiança no profissional. Espero ter ajudado. Ah: a chave principal para muitos problemas serem sanados é o amor por si mesmo, portanto, se amem do jeito que vcs são hj.
Paz!

Nenhum comentário: